O TRENZINHO DO CAIPIRA (H. VILLA-LOBOS)
Apreciar uma música é uma atividade que exige concentração e atenção. Uma criança dificilmente ouve música em silêncio e com atenção se não nos dedicamos a prepará-la apropriadamente para isso. Despertar o interesse pela escuta é uma tarefa que antecede a escuta propriamente dita. Assim, contar uma história, falar sobre a peça a ser ouvida de forma interessante e lúdica, envolvendo a criança para que sinta vontade de ouvir são atitudes que facilitam o processo de escuta musical.
A peça de Villa-Lobos, O Trenzinho do Caipira (a Tocata das Bachianas Brasileiras no. 2), é extensa e complexa, por se tratar de uma peça instrumental. No entanto, ela pode ser um repertório rico e interessante a ser apreciado por crianças bem pequenas.
O trem é de extremo interesse das crianças e tudo o que envolve esse assunto chama a sua atenção. Brincar de trem, ouvir histórias de trem, produzir os sons do trem (apito, o som das ferragens), é muito prazeroso e pertence ao seu repertório de brincadeiras desde muito cedo. Na escola, principalmente, brincar de trem faz parte das atividades cotidianas e auxilia no desenvolvimento de muitas habilidades.
Quando pensamos em apreciar uma obra musical instrumental, temos que envolver a criança para que consiga ouvir adequadamente, como já dissemos anteriormente. Pensando nessa peça específica, de Villa-Lobos, criamos algumas atividades:
> Brincar de trem, ouvindo uma canção cantada folclórica;
> Incluir instrumentos musicais e sons vocais na brincadeira, assim como momentos específicos da canção onde o trem para ou anda, apita ou desacelera;
> Explorar diversos materiais e instrumentos musicais para produzir os possíveis sons de um trem, observando os momentos de partida e de chegada do trem (acelerando e rallentando);
> Ouvir a peça de Villa-Lobos em momentos de relaxamento;
> Ouvir a peça novamente e fazer uma “viagem de trem” enquanto ouvem: um adulto vai à frente do trem para que possa parar e acelerar em momentos adequados da peça;
> Conversar com as crianças sobre essa “viagem” chamando a atenção para os momentos onde o trem apitou, quase parou, parou e por onde ele teria passado;
> Ouvir, novamente, imaginando a viagem de trem que estariam fazendo se fossem passageiros desse trem: o que estariam vendo pela janelinha do trem: desenhar a paisagem que estariam vendo pela janela;
> Ouvir, durante todo o processo, outros arranjos da peça: cantada por cantores diferentes, tocada com diversos instrumentos.
Quando a maré sobe...
Há um ano
4 comentários:
Obrigada, Paula! Que bom que gostou! Ele ainda está bem no início, precisando ser incrementado com novos textos!
Olá! Você teria alguma atividade para ser feita com alguma música de Villa Lobos?
Olá! A música Trenzinho do Caipira é do Villa Lobos e esse texto sobre apreciação musical fala justamente sobre uma atividade de apreciação feita com ela.
Oi Lucia, otima sugestão!!
Vou aplicar e depois compartilho as impressões...
Obrigado!
Postar um comentário