Apreciar uma música com crianças de 6 e 7 anos de idade requer a elaboração de atividades que possam conduzi-la a ouvir atentamente, despertando seu interesse para a escuta. Uma peça musical instrumental é uma forma de escuta diferente daquela que realizamos a partir de uma música com texto e pode ser trabalhada de forma significativa se entendermos que a criança precisa de referências para ouvir. Apreciar uma peça musical vai muito além de ouvi-la em silêncio, sem nada saber dela, sem tecer alguns parâmetros para essa escuta como o nome do compositor, a época e o país onde viveu e outras características mais específicas dessa peça musical. Podemos apreciar desenhando, registrando e criando movimentos corporais que traduzam aquilo que estamos ouvindo. A criança dessa idade já está em processo de alfabetização e as atividades de escrita ou outros registros costumam atrair a sua atenção. Nessa fase e nesse processo geralmente já conseguem usar bem os espaços e os diversos suportes para registrar, assim como já começam a compreender a importância do registro. Nessa questão, o professor de música deve propor diversas atividades onde o registro se torne significativo para cumprir seus objetivos de informar e de preservar. A reflexão sobre o registro é muito importante para a imersão na linguagem musical e sem ela, não teremos grandes progressos. Refletir possibilita, entre outras coisas, compreender, discordar e propor, construindo teias que compõem a aquisição do conhecimento.
O compositor francês C. Saint Säens, quando criou sua peça Carnaval dos Animais, pensou nas características de cada animal e transformou essas características em linguagem musical, criando cenas onde podemos imaginá-los numa grande performance. Embora esse trabalho tenha um caráter crítico mais voltado a uma reflexão mais elaborada e difícil para crianças pequenas, não deixa de ser uma possibilidade para a apreciação pelas crianças. O trabalho que realizo com essa peça musical envolve o uso de materiais de apoio como fotos de animais e dos instrumentos usados em cada peça, assim como fotos de cada instrumentista tocando o seu instrumento. Além disso, algumas atividades foram pensadas para que a criança possa refletir sobre a música, sobre cada animal ali representado e sobre o cenário onde acontece cada pequena história. Escolhi algumas peças para esse trabalho: O Cisne, O Cuco, O Canguru, Aquário. A escolha se deu pelas possibilidades pensadas para cada uma delas e pelo tempo de duração do trabalho, não significando que as outras também não possam ser trabalhadas dessa forma. Todo o trabalho envolve um momento de escuta silenciosa e atenta, um momento de conversa e reflexão sobre o que ouvimos, um momento de expressão corporal e um momento de registro.
REGISTRO DAS ATIVIDADES
O CISNE e AQUÁRIO: desenho cego (de olhos fechados), onde a criança pode transformar o que ouve em movimentos produzidos com um lápis, numa folha de papel em branco. O objetivo é ouvir e perceber as diferentes nuances de andamento, de mudança de timbre ou de caráter, de intensidade. De olhos fechados, a criança deve posicionar o seu lápis no meio do papel e fechar os olhos. A mão deve seguir a música, livremente, de acordo com o que cada um ouve e o desenho terminará quando a música acabar.
O CANGURU: registro dos momentos em que o canguru salta e dos "pulos" desse canguru. Os objetivos são: perceber as mudanças de caráter dessa peça. onde o canguru ora pula ora fica atento observando o entorno; produzir um registro próximo ao registro musical específico. A partir da expressão corporal, a criança pode perceber em quantos momentos o canguru salta. Depois disso, com o lápis posicionado no papel, vai registrando os “pulos” desse canguru. A exatidão no número de pulos não é exigida, embora o professor possa comentar que no último momento o canguru pulou mais. Também pode mostrar a partitura musical dessa peça, mostrando os momentos onde o canguru pula e os momentos onde o canguru observa.
O CUCO: registro do som produzido pelo clarinete, representando o canto do cuco. O objetivo também é experimentar um registro musical.
A questão do registro musical é bem complexa para as crianças que ainda não são alfabetizadas na linguagem musical. É comum a pergunta: como vou desenhar o som? Muitas querem desenhar o animal e é comum que desenhem o animal ou o instrumento e o som saindo deles. Também gostam de desenhar símbolos musicais e pedem um modelo para que possam copiar. Tudo o que possa representar o que se está pedindo é interessante. O que não deve acontecer é o desenho dos animais simplesmente, sem nenhuma ligação com o que se está propondo na atividade. Nesses casos, devemos dar exemplos, sugerir e auxiliar para que possam ir, aos poucos, descobrindo formas de registros musicais.
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