Esse espaço foi criado para refletir sobre educação musical. Sua opinião é muito importante!!! Critique ... elogie ... repense ...

Educação Musical


Esse espaço foi criado para compartilhar opiniões e discussões sobre música com o desejo de encontrar pessoas que, como eu, buscam novas idéias e novos caminhos para a educação musical.
Acredito que experiências compartilhadas são de extrema riqueza para o aperfeiçoamento de cada um de nós, como pessoas e como educadores, responsáveis pela formação de outras pessoas.
A música faz parte de minha vida há muitos anos...na verdade, acho que sempre fez, desde a minha infância! De repente, quase num piscar de olhos, passei de aluna a professora...talvez nem tenha sido uma escolha...acho que fui eu a escolhida! E, a partir desse momento, tornou-se minha profissão... definitivamente!
As experiências foram muitas e muito diferentes umas das outras, o que me fez pesquisar muito, sempre. Fui modificando e construindo o meu perfil...o que tenho hoje...como educadora musical e não mais como pianista ou professora de piano.
Saí das escolas especializadas de música e mergulhei na educação, de corpo e alma!
Há 11 anos trabalho com música em escolas regulares de ensino, com crianças de educação infantil e fundamental I. Travei muitas batalhas comigo mesma para encontrar um caminho que fosse coerente com o que eu pensava sobre o ensino de música para crianças. Deixei muitas certezas de lado...tive muitas angústias...busquei de várias formas "a música" que eu gostaria de ensinar. Não encontrei uma certeza absoluta e nem conquistei definitivamente um caminho. Mas acho que me despojei de "purismos" e de crenças elitistas a respeito da linguagem musical.
Hoje trabalho com projetos e parcerias com outros profissionais da escola. Faço parte de um grupo de estudos sobre educação musical onde buscamos fundamentos para nossas teorias numa busca incessante (e, eu diria, eterna!) de enriquecer nossa formação como educadores musicais.

22:22:00
de Lucia Figueiredo
Excluir
1 – 1 de 1

sábado, 17 de julho de 2021

UMA EXPERIÊNCIA COM A LIS - O PAU DE CHUVA

Sugeri para minha neta Lis, de 4 anos, que construíssemos um pau de chuva, instrumento musical que conheceu na escola, em sua aula de musicalização em atividade de sonorização de uma canção. Separei o material, levei em sua casa e notei que ela não demonstrou muito interesse, a princípio, quando preparei os tubos de papelão para a construção. Percebendo que estava muito interessada em encher um potinho com água da pia, carregando de lá pra cá, tentando não derrubar a água. Então mudei minha tática drasticamente! Disse a ela: você quer colocar os feijões dentro dos tubos? E ela, prontamente, topou, colocando os feijões, derrubando alguns no chão e pegando, um a um e colocando dentro dos tubos. Fechei com a mão uma das extremidades (a outra já estava fechada) e virei, perguntando se ela achava que tinha som de chuva! Não, não tinha, ela afirmou. Então sugeri: que tal se colocarmos esse arame torcido dentro dos tubos? Vamos experimentar? Retiramos os feijões, colocamos o arame em forma de mola e recolocamos os feijões! Sua atenção era plena e estava muito envolvida e curiosa! Então veio a mágica, ao virarmos o tubo novamente! Com gritinhos de euforia, ela constatou que agora sim, tinha som de chuva! Então eu perguntei: por que agora tem som de chuva? Ela me disse: o arame fez isso! Sim, o arame fez isso mesmo, eu disse! Porque agora os feijões batem nele antes de cair... e fiz um movimento de espiral com as mãos! Que maravilha! Ela agora queria ver o pau de chuva pronto e usá-lo com muito interesse! Então partimos para sonorizar a canção, já conhecida dela, onde teríamos vários sons: abrir e fechar a janela, canto dos passarinhos, rio passando sob uma ponte, trovões e, finalmente, a chuva! Mas, os únicos materiais que tínhamos em mãos era um pote de toddy vazio, uma vareta de churrasco, um pote plástico de sorvete e feijões! Então, como já tínhamos usado um reco reco na escola para "abrir e fechar" a janela, sugeri o reco reco de pote de toddy (que, aliás, já tinha até ido pro lixo!). O som dos passarinhos saiu como um canto lindo na voz de uma menina de 4 anos! E o rio? E agora? Sugeri que colocasse os feijões dentro do pote de sorvete e mexesse com suas mãos. Ela experimentou, primeiro bem forte, depois foi acalmando os movimentos e... ouvimos o som do rio! Trovões vieram de sua voz também, em forma de "POW POW" muito fortes.... E finalmente chegou o momento tão esperado: o solo do pau de chuva! Que alegria cantar pra ela e ver que estava tão prazerosamente produzindo os sons sozinha! Cantei outra canção que mencionava pingos de chuva... e ela, mexendo as mãozinhas no feijão (que sensação deliciosa mexer em grãos num pote!), começou a soltar um por um... e os pinguinhos soaram lindamente nas mãos da Lis, tão envolvida e contente com suas descobertas! Assim foi nossa tarde de ontem... leve, descontraída, respeitando o tempo e o interesse de uma criança! Tenho certeza que muitos potes deixarão de ir pro lixo e que muitas outras descobertas virão!

Nenhum comentário:

RECO-RECOS DE BAMBU

RECO-RECOS DE BAMBU

CHOCALHOS DE CABAÇAS

CHOCALHOS DE CABAÇAS

TAMBORES

TAMBORES